quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Eu shippo Penny e Noah

Livro: Garota Online
Autora: Zoe Sugg
Editora: Verus Editora



Eu sempre fui uma leitora assídua, mas com uma filha adolescente meu leque de opções aumentou muito. Este livro que acabei de ler, tenho certeza que a maioria de vocês, jovens, já leram.
Adorei a história da Penny, uma menina super atual, adolescente, tímida, comum, com seus medos e dúvidas.  A história se passa na Inglaterra, onde Penny vive com sua família e tem como apoio, um único amigo,Elliot, no meio de jovens que não aceitam diferenças e só olham para si próprio. Nesse cenário Penny cria um blog onde pode falar abertamente de suas alegrias e angústias. Um dia, em uma apresentação na escola, Penny cai e rola pelo palco, sendo filmada por colegas. Esses adolescentes jogam o vídeo na internet, fazendo a vida dela se tornar um inferno. Nesse mesmo dia sua mãe recebe uma proposta de trabalho em Nova Iorque e decide ir com toda família. Lá ela conhece Noah e acaba se apaixonando. Depois de uma semana de sonho, onde ela vive momentos de felicidade e emoção, ela volta para casa. Mas, como nada é tão fácil, os colegas de escola conseguem saber do relacionamento dela e encontram fofocas para colocar na internet e a derrubar. Segredos que Noah não lhe contou são revelados e Penny tem que arrumar força para continuar sua vida com as mentiras que pensa ter vivido em Nova Iorque. 
Internet, faca de dois gumes, que ao mesmo tempo que te constrói e te leva para cima, consegue em segundos te jogar no chão. Espaço sem rosto, sem nomes, sem ética. Quantos jovens já sofreram com comentários maldosos ditos por anônimos que não tem a coragem e a ombridade para levar uma discussão saudável cara a cara.  Devemos, sim, usar a internet; mas usá-la bem e para o bem. Devemos também estar próximos aos nossos adolescentes que trazem dentro de si um medo de não serem aceitos e acabam se fechando como uma ostra. O sofrimento existe, mas se falarmos sobre ele, se pudermos contar com nossa família para nos ajudar, conseguiremos tirar esse peso e seguir em frente para ser feliz.
E Penny? Será que vai conseguir se livrar de tudo isso? E Noah, porque mentiu? Será que tudo não passou de umas férias? 

Um comentário:

  1. Oi Maria, se usam a internet para prejudicar pessoas adultas, imagine com adolescentes?
    Os pais precisam ficar atentos para apoiar os filhos nessa fase complicada.
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir