quinta-feira, 18 de novembro de 2010

MEME LITERÁRIO DE UM MÊS - DIA 18

- Um início de livro que vc gostou.
Eu não gosto muito de inícios. Gosto sempre depois das primeiras palavras. Mas teve um, há muuuuito tempo que adorei. Apesar de ter sido obrigada pela professora a ler eu gostei desde a primeira palavra. Achei super interessante que além do livro ser em primeira pessoa, o personagem começava com sua morte. Sabem de quem falo, claro. O sempre maravilhoso Machado de Assis em sua obra Memórias Póstumas de Brás Cubas.

"Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco.
Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios... "

Um comentário:

  1. aqui também passava o homem do biju, com essa matraca mesmo... não era o mesmo ( eu acho) mas passava toda tarde, agora só o cara da pamonha, pamonha, pamonha, rsrsrsrs

    Bjus 1000

    ResponderExcluir