quinta-feira, 20 de julho de 2017

Delicia de Releitura!!

O Meu pé de Laranja Lima

Autor:  José Mauro de Vasconcelos

Ed. Melhoramentos - 29ª ed - 1978

Estava eu em uma feira de troca quando me deparei com este livro. Foi uma emoção tremenda pois acho que a edição que li era mais antiga (não que eu seja velha demais rsrsrs). Me lembro que gostei muito, assisti a novela, ao filme, e sempre chorava. Agora não foi diferente; reli e chorei novamente.


RESENHA


O livro conta a estoria de um menino de 5 anos, filho de uma mãe que trabalha muito para sustentar a casa e de um pai que para esquecer que não consegue emprego, bebe. Zezé é um menino inteligente e esperto que logo percebe a dor de não ter nada. A estória se inicia no Natal, uma data triste para uma criança que nunca ganha nada. Ele tem muita imaginação e quando tem de se mudar para uma casa menor encontra, nos fundos, aquele que vai ser seu melhor amigo: um pequeno pé de laranja lima. Com ele Zezé consegue expor as emoções e ser livre como sempre quis. Durante uma brincadeira na rua ele é atropelado e conhece um outro grande amigo, o qual coloca no lugar do pai que nunca teve. Com esse novo amigo ele se sente amado e aprende o que é amizade de verdade. Mas a vida é cheia de caminhos tortuosos e Zezé ainda vai sofrer mais uma grande dor...
Bom não vou contar o final,nem adiantar mais do que isso. Fica a dica para que todos leiam esse clássico e aprendam a importância que o carinho, a paciência e a compreensão tem na vida de uma criança e a ajuda a ser um adulto mais feliz. O livro é mais um poema do que um romance. Ele trata bem da alma humana e de seus sentimentos.

3 comentários:

  1. Nem me fale Ma... eu li o da capa azul, veeeelho, rsrsrsrsr , mas pense numa pessoa que chorou lendo, realmente José Mauro conseguiu criar uma história muito cativante.

    Bjus 1000 minha querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia, que bom te ver novamente. Acho que agora estou de volta pra ficar rsrsrs.
      Bjus mil.

      Excluir